segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Todo mundo muda, até a ortografia muda.


Ano novo, regras novas. Já faz um tempo que eu assisto/leio sobre essas novas regras ortográficas que começaram a valer desde o dia 1º desse mês. Obra assinada pelo nosso cultíssimo presidente Luís Inácio Lula da Silva [risos]. Bom, de acordo com a lei, temos até 2012 pra se acostumar com a idéia. Até esse ano serão aceitas as duas formas, a antiga e a nova. Portugal também adotará essas novas regras ortográficas até 2014, mas isso não importa muito. O que importa mesmo é o Brasil. Nossa, pensem comigo: vai ter muito neguinho esquecendo o trema ou os acentos diferenciais nas redações e dando a desculpa "pô tia, é a nova regra!". O que os professores podem falar? Nada, os dois jeitos têm que ser aceitos né, fazer o quê... Em 2012 todos vão ter que escrever certinho, cumprindo à risca as novas regrinhas, mas até lá vaaaaamos enrolar os professores [mais risos]. Não gostei de algumas das mudanças, principalmente do acento diferencial, sou louca por acentos, e esse era especial. É massa a diferença do pêlo pro pelo, do pára pro para.. O sentido muda totalmente. Como é que a gente vai saber qual o sentido que a pessoa quis escrever? Estranho e triste. Mas olhando pelo lado positivo: é uma aula a menos.

Se eu fosse você não deixaria de clicar no link abaixo... São algumas das mudanças que a nossa querida ortografia vai sofrer, olha aí:
http://download.globo.com/vestibular/Guia_rapido_do_G1_sobre_o_acordoOrtografico.pdf

3 comentários:

Unknown disse...

é tudo contexto
milena, para de dar comida para os papagaios, já colocaram demais
viu? dá pra entender =~D
huhuea

Anônimo disse...

nao gosto das mudanças, a maioria.. hahaha. mas o fato de Portugal ficar com as mesmas mudanças é importante simmmmmmm! é um jeito de fortalecer a lingua portuguesa no mundo atual.

lívia perdigão disse...

AAAhhh, eu também odeio o fato de terem tirado o acento diferencial! Ficava tão mais bonitinho, mais arrumadinho e organizado! :D E Portugal tá botando boneco pra aceitar a "lei"! Falta de absurdo... deviam ter dito antes do lula assinar... hahaha! :*